segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Tem certeza de que os deuses não nos ouvem?

"- Excelente, excelente! Agora, esta outra aqui... sim, minha cara? - interrompeu-se Slughorn, parecendo ligeiramente tonto ao ver a mão de Hermione perfurar mais uma vez o ar.
- É Amortentia!
- De fato. Parece quase tolice perguntar - comentou o professor muito impressionado -, mas presumo que você saiba que efeito produz, não?
- É a poção de amor mais poderosa do mundo! - disse a garota.
[...]
- A Amortentia na realidade não gera amor, é claro; É impossível produzir ou imitar o amor. Não, a poção apenas causa uma forte paixonite ou obsessão. Provavelmente é a poção mais poderosa e perigosa nesta sala. Ah, sim - confirmou solenemente com a cabeça para Malfoy e Nott, que riam descrentes. - Quando vocês tiverem visto tanto da vida quanto eu, não subestimarão o poder do amor obsessivo..." p. 148 - Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

"Cuidado com o que deseja - advertiu Merlim, olhando fixamente para Uther -, pois os deuses certamente satisfarão seus desejos." p. 51 - As Brumas de Avalon; livro: A Senhora da Magia.

"É por isso que a literatura nos ensina a viver, ela nos mostra os truques da vida." Mestre Camilo, em alguma aula de 2009.


Não posso dizer que a literatura não me avisou. No entanto, qual ser humano em meio ao delírio ouviria tais conselhos?

Eu desejei tanto! Rezei, pedi aos deuses, céu, lua, terra e mar. Prometi mil vezes que mudaria para merecer novamente seu amor, e jurei ser uma pessoa melhor para reconquistá-lo. 

Não fui e nem serei a única pessoa que sofreu por amor, mas, depois que superei (porque acredite, todos nós superamos!) nada mais me restou além de vergonha e mágoa. 
Por amor cheguei a engolir meu orgulho e ir atrás; esperei, desejei e quis todos os dias que tudo voltasse a ser como era antes. Eu não queria entender que o fim era o início de uma nova fase a qual não havia mais espaço para a mesma história.

Que loucura esquecer a si próprio e se dispor a amar incondicionalmente um outro ser! É idiotice achar que há a possibilidade de mudar e ser melhor apenas para satisfazer um capricho egoísta do outro. Somos tão tolos quando amamos... Qual o real sentido de amar? Será que alguém um dia amou de verdade, ou a realidade é que sempre nos apaixonamos? Quem souber, por favor, me conte! Mesmo depois de tudo, ainda não sei qual é a real face desse sentimento tão ambíguo, doce e absurdo!

Não me arrependo de ter tentado, sem isso eu não conseguiria erguer a cabeça e seguir em frente com a simples certeza de que tentei. Lutei e não consegui. Se Aquiles não venceu todas as batalhas, por que eu seria a exceção? Tampouco esquecerei tudo o que vivemos, independente do final, foi muito bom enquanto durou.

Três meses depois, dois após ser resgatada pelo meu herói de mármore, compreendi que jamais mudarei. Posso ser maleável, me adaptar aos gostos do próximo, mas ninguém muda e é aí que mora a beleza de cada um. Além disso, entendi que se uma porta se fechou, uma melhor se abrirá. Ou que tudo não passou de um aprendizado para o futuro próximo.

Me arrependo apenas de ter desejado ardentemente que ele voltasse, porque ele voltou e eu já não o queria. Aceitei meu destino e espero ansiosamente o futuro com caminhos novos.

Não desejava vê-lo da mesma forma que eu fiquei.

De jeito nenhum.

"Cuidado com o que deseja.", essa é a lição que aprendi no momento mais caótico de minha medíocre vida.






4 comentários:

  1. Uau!... que citações... bom, vamos lá:

    Fiz as malas e resolvi viajar para dentro de mim. Uma das coisas que coloquei na bagagem foi "cuidado com aquilo que desejo, pois vai se tornar real". E olha só... não acredito que tenha sido coincidência: outro dia, tirei a seguinte sorte num biscoito: o seu maior desejo vai se realizar. Isso não sai da minha cabeça. Sábado, quando encontrei a Flávia, disse isso à ela. Se estivesse conosco, teria dito a você também. Enfim, não sei qual é meu maior desejo. Sei de coisas que quero muito, mas pensando nisso tudo, fico com medo de querer tais coisas. Pensamentos, ações... são atos e tudo traz a consequência. O universo ouve sim. Mas trabalha em seu tempo próprio. Por isso, quando conseguimos o que desejamos, às vezes, não queremos mais. A não ser que seja um desejo sólido. Que seja talvez, amor, e não "paixonite". Mas isso, é difícil identificar... como fazê-lo? com o tempo... assim, tenho deixado (ou tentado deixar) o tempo passar e responder por si só qual é o meu real desejo... em relação a muitas escolhas e ao que penso agora ser amor também... e como não posso adivinhar o futuro, deixo estar. Tenho tido paz com isso, apesar de às vezes ser muito dolorido.

    Enfim, já passei pelo o que passou e sei exatamente como se sente. Sabe, para complementar essas citações maravilhosas, te deixo um conto a respeito exatamente disso: cuidado com o que pede.

    Segue o link: http://melhordoconto.blogspot.com.br/2012/01/pata-do-macaco-ww-jacobs.html

    Quanto a mudar por outras pessoas, isso é muito relativo. É só enganação, própria e alheia. Achamos que mudamos, queremos mudar, para agradar, mas é difícil perder a essência. Eu diria, impossível. Portanto, não se arrependa ou se martirize pelo que passou. Aceite que foi como devia ser e reverencie o aprendizado que essa experiência lhe trouxe para que de uma próxima vez, saiba como agir. Não se arrependa por ter deixado o orgulho de lado. O orgulho é dos maiores erros que cometemos. Não o confunda com amor-próprio.

    Enfim, seu texto, como sempre, tocou fundo questões muito pessoais. Engraçado como somos parecidas, mesmo sendo tão diferentes.

    Um beijo, Su.

    ♫ continue a postar, continue a postar ♪

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha só! Também não acredito que tenha sido coincidência, às vezes o universo tenta nos avisar, acho melhor ouví-lo. O tempo é o melhor remédio, mesmo que a espera nos machuque.

      Eu li o texto, é assustador! Sei que você não acredita em Deus, então digamos que uma força maior, ou podemos chamar de destino, saiba exatamente a hora que vamos receber o que merecemos; mesmo porque nem tudo o que desejamos nos faz bem. Uma frase do nosso querido Dumbledore explica bem isso: "O problema é que os seres humanos têm o condão de escolher exatamente aquilo que é pior para eles."

      Beijo, Mel!

      P.s.: Eu li a última frase no ritmo da Dori haha

      Excluir
  2. Ei, tô aqui também. =P

    Nem vou falar mais nada, porque a Melissa fez um favor de postar no seu blog. Como eu disse, é ótimo ver você (vocês) escrevendo. O texto é lindo, as citações são realmente ótimos e eu acredito muito em tudo isso: destino, universo conspirar e, como disse a Su, a religiosidade, e não a religião, me trouxe paz para viver acreditando que tudo é a seu tempo.

    Beijos as duas... e pé na estrada! =)

    ResponderExcluir